Subscribe:

terça-feira, 26 de junho de 2012

Luz no Fim do Túnel: Policiais Civis que se instalarão em Umarizal serão empossados hoje



Depois de apelos e clamores por parte da sociedade umarizalense e de uma série de ofícios e requerimentos da Câmara Municipal, por parte dos vereadores e até de determinações do judiciário solicitando e cobrando segurança pública para Umarizal, finalmente uma ação concreta do Governo do Estado está para se realizar.
Uma luz no fim do túnel para a população que vem convivendo desde o ano passado com a crescente onda da violência no município e sem resposta das autoridades, a governadora Rosalba Ciarline empossará hoje 72 policiais que integrarão o quadro da Polícia Civil do Rio Grande do Norte e serão distribuídos em cidades do interior, caso de Umarizal que receberá uma equipe.
Dos 15 delegados, 45 agentes de polícia, e 12 escrivães, seis desses irão atuar em Umarizal. A equipe que irá se instalar na cidade será composta de um Delegado, um Escrivão e quatro Agentes que permaneceram definitivamente na Comarca de Umarizal. Após a posse que acontece hoje, os policiais têm até o dia 30 de junho para se apresentar em seus locais de trabalho.
A policia Civil terá um grande desafio pela frente em Umarizal. Diferentemente da policia militar que tem a função de realizar um policiamento ostensivo e de prevenção, a Policia Civil tem a responsabilidade de dar andamento na investigação dos crimes e Umarizal se evidência em números nessa área.
Somente no ano de 2011 foram 15 homicídios que colocaram Umarizal no mapa da violência como o município mais violento do Rio Grande do Norte. Já nos cinco primeiros meses desse ano, a cidade contabiliza 6 mortos onde em 4 não autor identificado. No ano passado são 9.
E não para por ai. Além de homicídios os policias civis terão de buscar solucionar as investigações de outros crimes, como roubos, arrombamentos e as tentativas de homicídios também frequentemente registrados em Umarizal. Só em tentativas de homicídio em 2012 já se somam 7 sem que ninguém tenha sido detido.
Ainda não se sabe onde a equipe será instalada em Umarizal. Segundo informações um prédio será alugado na cidade para recebê-los. O que se sabe ao certo é que trabalho não irá faltar para os policiais que vão tentar solucionar dezenas de crimes cometidos em um município com pouco mais de 10 mil habitantes, mas que ainda tem esperança de colocar um ponto final na violência que atinge a cidade.

Juiz determina envio de equipe da Polícia Civil para Umarizal
O município de Umarizal poderá passar a contar com equipes da Polícia Civil, até então inexistentes na cidade localizada a cerca de 340 quilômetros da capital. Essa é a determinação do juiz Breno Valério Fausto de Medeiros. O magistrado atendeu ao pedido do Ministério Público Estadual e determinou que a Secretaria de Segurança envie equipe composta por delegado, escrivão e agentes para trabalhar no local. Se a medida não for cumprida, o secretário de segurança, Aldair da Rocha, terá que pagar R$ 5 mil diariamente.
Apesar de ser considerada a cidade mais violenta do Estado, quanto ao índice de homicídios, Umarizal não conta com equipes de investigação da polícia judiciária. De acordo com o juiz, a violência da cidade é explicitada por "dados do mapa estatístico da violência do Estado do Rio Grande do Norte no ano de 2011". Umarizal aparece em primeiro lugar em número de homicídios por habitantes, registrando uma média de 132,22 homicídios para 100 mil habitantes.
Para o magistrado, os números são a comprovação do descaso e do dano já gerado pela demora na solução do problema. "Contra fatos não há argumentos", comentou. Ao decidir a demanda judicial, o juiz ressaltou que "é notória a ausência de política pública do Estado do Rio Grande do Norte na efetivação da interiorização da Polícia Civil".
Segundo o magistrado, "o fato é que o problema não foi solucionado, e o que efetivamente ocorre é a ausência de Delegados de Polícia Civil nas Comarcas do interior do Estado, com cumulação desumana e pouco efetiva de atribuições, que termina por esvaziar a atuação da Polícia Civil na Comarca de Umarizal/RN e de tantas outros do Estado".
Sem Delegacia
Por falta de condições de delegacia, não se pode prender em Umarizal
A declaração foi feita pelo Vereador Armando Araújo (PSB) na primeira sessão do legislativo municipal no segundo semestre de 2011. Segundo Armando, a Delegacia de Policia de Umarizal está interditada judicialmente devido à falta de infraestrutura em suas instalações e está impossibilitada de receber detentos.
"Umarizal já está quase dois meses com a sua delegacia interditada judicialmente. Não se pode prender em Umarizal, não se pode acolher nenhum preso por que a nossa delegacia de polícia está interditada pela falta de condições e de infraestrutura para funcionar" Disse o vereador.
Armando citou ainda pedido do município junto a Secretara de Segurança Pública do Estado, para que Umarizal venha a receber uma unidade da Polícia Civil.
"É uma polícia investigativa [A polícia Civil] que tem uma contribuição importante pra dá no combate as drogas, a criminalidade e na solução de alguns crimes".
De passagem por Umarizal no final do semestre passado o delegado e representante da policia civil, José Carlos de Oliveira visitou a atual sede onde funciona a delegacia. Segundo Armando, o delegado citou que seria importante um posicionamento do município perante o estado oferecendo uma contrapartida para que a polícia civil tivesse como funcionar. "Uma casa, internet, disposição de funcionários para trabalhar na manutenção" citou.
Ainda segundo Armando, Umarizal já investe mais de R$ 3000 por mês com a manutenção da delegacia de Policial Militar no município. As despesas, de acordo com ele, são principalmente com transporte, combustível e pagamento de zeladores.
Novas Instalações:
A nova Delegacia de Policia de Umarizal poderá funcionar na COHAB. Segundo Armando a prefeitura se dispôs a reformar e ceder o prédio onde funcionava a antiga Educom ao governo do estado para que as instalações venham a abrigar a Polícia Civil e Militar.
"Basta agora a iniciativa das autoridades do município de pressionar a Secretaria de Segurança Pública e o Governo do Estado para que isso venha a acontecer e Umarizal precisa".

Fonte: Umarizal em fotos

0 comentários:

Postar um comentário