Subscribe:

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Carlindo: “Mano tem um plano de trabalho que irá priorizar o emprego para dá trabalho à população”

O novo secretário de Administração e Planejamento de Umarizal, Carlindo Pereira espera que a gestão do prefeito Mano priorize a geração de emprego e renda para a população. Em entrevista aos blogs Raniele Gomes e Umarizal em Fotos – O Retrato da Notícia, ele revelou que tem uma expectativa positiva com relação a atual gestão e disse estar pronto para colaborar no que for preciso.

Continuando com a série de entrevistas com os novos secretários de Umarizal, acompanhe a seguir na íntegra a entrevista com Carlindo:


Como estão sendo os primeiros dias na secretaria?
Todo começo a gente sabe que é difícil. E a gente quando começa é procurando fazer pra acertar no futuro. E pela orientação que Mano tá dando, eu acho que vai dá certo, porque está todo mundo empenhado e todo mundo com essa mentalidade de fazer um futuro melhor para o município de Umarizal.


Qual maior dificuldade que você encontrou nesses primeiros dias como secretário de Administração e Planejamento?
Todo início é difícil. A gente tem a capacidade de ir resolvendo, vai solucionando e a tendência é ir melhorando. Agora as dificuldades são muitas. Porque quando a gente entra e num vem convivendo com os problemas, é mais difícil. Mas a gente tá superando tudo e vai dá certo.

O senhor tem uma vasta experiência na administração, já foi prefeito e já ocupou está secretaria antes. Isso soma pra você dá andamento ao trabalho da secretaria hoje?
Ajuda muito. Eu já passei pela prefeitura e tenho uma experiência muito antiga e era completamente diferente. Também já fui secretário de dois mandatos, mas da pra gente resolver tudo. Mas essa experiência tem ajudado muito. Eu sempre converso muito com Mano e problemas são feitos pra resolver e da pra resolver muito bem. Mas é difícil. Por exemplo, você quando assume um começo de uma administração você não sabe o que é que tinha nem o que tem hoje. Isso só depois de dois meses é que a gente vai ter uma noção geral de como é que vai poder trabalhar.

O senhor também usará essa sua experiência para de alguma forma orientar, falar com Mano quando for preciso ou necessário?
A gente pensa que vai fazer isso e deve fazer também. Se ele pedir ajuda eu digo. Se ele pedir orientação eu dou. Mas Mano já tem uma vida política muito antiga, já tem 20 anos de política e já tem uma vivência muito boa e atualizada porque a minha experiência é mais antiga. Mas vai dá certo e o que ele pedir pra eu ajudar eu ajudarei. Agora uma coisa que vou dizer, e nisso eu já tenho uma longa experiência é que depois de seis meses todo prefeito já passa a ser papa, pois já entende bem com seis meses já aprende tudo.

Em muitos comentários falam que o senhor é aquele administrador rígido. Que é pontual tem que chegar na hora, isso é só mito ou o senhor é assim mesmo?
Não, eu nunca fui assim não. Eu acho que o melhor prefeito que passou aqui nessa prefeitura foi eu, pois eu não tinha hora de chegar nem de sair e eu também nunca exigi nada de funcionário. Pra mim fazendo a coisa certa ta indo muito bem, mas esse negócio de rigidez não é comigo não. E num é porque eu ou qualquer outra ta assumindo uma prefeitura que vai dá o direito de ser diferente de qualquer outro funcionário. O prefeito num tem esse dom de ser o rei do mundo não. O único prefeito que eu vi que tinha esse dom de ser rei do mundo foi o coronel Teodorico Paraguaçu, ele sim foi um prefeito rígido.

Em sua opinião, da sua época pra cá, o que mais progrediu em Umarizal e o que mais regrediu na cidade?
Veja bem, eu fui prefeito aqui em 81,82 e 83. De lá pra cá já mudou muita coisa. Umarizal já desenvolveu muito, mas sendo que naquela época, Umarizal era rica. Umarizal tinha renda para o povo, tinha indústria, tinha uma cooperativa que funcionava como indústria, tinha comércio, eu acho que tinha três ou quatro agências de banco, tinha Caixa Econômica e hoje nós só temos uma agência de banco, então a cidade socialmente progrediu, agora em termos de trabalho, de emprego, de coisas que venha dá mais desenvolvimento para o município ai atrasou. Atrasou muito. Agora em termos de prefeitura, esse ano a gente teve uma inovação. Na minha época dinheiro só vinha de trinta em trinta dias e agora não, dinheiro vem de 10 em 10 dias sendo que a rigidez agora é maior, a fiscalização é maior.


É possível recuperar isso tudo que perdeu? Você acredita que o município tem condições de reaver o desenvolvimento da sua época e voltar a ser uma cidade rica?
Talvez recuperar não, mas tem que se iniciar fazer isso. Mano tem um plano de trabalho que irá priorizar o emprego para dá trabalho à população. E pra trabalho e emprego tem que ter indústria, tem que ter alguma coisa para o povo fazer, trabalhar e ganhar dinheiro e ele têm uns projetos ai, que ele andou me falando e eu acho que vai dá certo. Se ele colocar em prática vai ser bom e vai gerar emprego, agora recuperar tudo vai precisar de uns quinze a vinte anos.


O a população de Umarizal pode esperar do secretário de Administração e Planejamento de Umarizal?
Primeiro eu gosto muito do povo de Umarizal. E a primeira coisa é que eles vão ter um amigo aqui dentro da prefeitura, pode vim falar comigo que não tem problema. E a outra coisa é que eu faço parte da equipe de Mano e ele tem umas ideias boas para desenvolver o município e eu tou aqui colaborando nisso, então podem esperar que eu serei um grande colaborador de Mano e dando certo a gente vai botar o município para se desenvolver.


A sua avaliação com relação a última administração. 8 Anos de Rogério Fonseca. Como é que você vê a gestão dele?
Excelente. Rogério trabalhou demais. É um empresário, um comerciante. Ele não tinha tempo de tá ativo em tudo, mas eu via a gente nota que o que ele pôde fazer, ele fez. Na área de calçamento, na área social ele fez demais, porque nenhum prefeito vai conseguir a partir de hoje fazer o que Rogério fez na área social. E na parte do desenvolvimento do município na questão de emprego, ele não conseguiu Indústrias, trabalho, mas ele trabalhou muito pelo município de Umarizal. Nesses 8 anos eu acho que ele trabalhou por quatro mandatos e graças a Deus nós tivemos Rogério.

Hoje se fosse procurar uma solução emergência para o maior problema de Umarizal, qual seria o problema e o que poderia ser feito?
Olha em todas as áreas aqui precisa de trabalho, de assistência, de da um foco bom. Por exemplo, a área de saúde aqui em Umarizal, ela tem muito a desejar, então essa área tem que ver. Tem que melhorar também a parte de educação, principalmente a parte de esporte que tá muito parado. Agora o principal mesmo é dá emprego ao povo. Trazendo indústrias, botando alguma coisa pra funcionar que dê trabalho e dê emprego para o povo ganhar dinheiro.

A população está com uma expectativa positiva como relação à gestão do prefeito Mano. Essa é sua expectativa também?
Eu num podia nem confirmar isso porque, além de eu ser pai tô dentro da equipe, mas o que depender da gente eu tô dentro dessa expectativa e tenho mais que o povo, pois eu já conheço muito o povo e sei que Umarizal precisa e a gente vai ter que fazer alguma coisa nova para dá trabalho ao povo aqui e vai dá certo.

0 comentários:

Postar um comentário