Subscribe:

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

"Eu quero fazer uma administração com a participação da população", Diz Luzinete

Assistente social com uma vasta experiência na área da saúde, há cinco anos trabalhando em um hospital regional e prometendo desenvolver um trabalho de humanização do serviço de saúde oferecido à população de Umarizal. É com esse perfil que Luzinete Freitas assumiu a Secretária Municipal de Saúde na última quinta-feira (3).
Luzinete promete também trabalhar em uma saúde preventiva. Em entrevista, ontem (7) aos blogs Raniele Gomes e Umarizal em Fotos – O Retrato da Notícia, ela destacou que promete “agir” e “ir a campo” ouvir a população e resolver os problemas da saúde municipal.
Acompanhe na íntegra a seguir a entrevista da Secretária:


BRG: Já sabe mais ou menos os pontos onde terá alguma dificuldade nessa empreitada?
Luzinete: Hoje encontrei a secretaria completamente diferente, graças a Deus evoluiu bastante, muitos programas novas e nós estamos começando. Estamos conhecendo a casa. E nos estamos assim, temos o Centro de Saúde de Umarizal que consideramos nosso hospital e de momento nós estamos preocupados com ele no sentido de agilizar a contração de médicos, enfermeiros, odontólogos e nós já estamos correndo atrás. Já fizemos reuniões com a direção do Centro de Saúde pra ver quais as dificuldades pra de imediato a gente suprir. Enfim, estou na secretária e já disse ao prefeito. Não nasci pra ficar atrás de um birô. Vou roubar um tempinho das atividades da secretaria e vou até as comunidades desenvolver ações educativas também, pois temos equipes para isso.

Uzl em Fotos: Como é que você avalia de um modo geral, o atual quadro da saúde do município?
Luzinete: Eu diria o seguinte. A saúde é caos a nível nacional. Eu tenho experiência de saúde não só de Umarizal. A minha primeira experiência de saúde foi em Caicó, foi lá que eu passei no concurso da saúde. Aqui em Umarizal já fui gestora do Centro de Saúde por dois mandatos, fui secretária da saúde e hoje estou em um hospital regional em Apodi, então tenho uma boa experiência para respaldar minha nova empreitada  na secretaria da saúde. Mas eu diria pra você que saúde é um caos. Então a gente ver a saúde de Umarizal assim: O prefeito Rogério investiu muito na saúde, só que não é fácil fazer saúde.  E nós tivemos de início alguns problemas na questão administrativa. Ele não colocou as pessoas certas nos seus devidos lugares, não vou citar nomes por questão de ética, mas acho q isso dificultou. Hoje nós temos uma diretora no centro de saúde, uma profissional excelente, competente, uma enfermeira que na área de urgência e emergência é 10. Uma diretora dinâmica, então respondendo sua pergunta, eu vejo a saúde de Umarizal precisando de bastantes melhorias. Na qualidade do atendimento, na humanização dos serviços.


BRG: A gente sente que uma das secretarias mais aceitas pela população até o momento foi Luzinete na saúde. Há quê a senhora atribui essa aceitação?
Luzinete: Olhe, eu estou com duas responsabilidades. O peso da secretaria que não é fácil gerenciar saúde e o segundo é exatamente esse ponto que você tocou. A aceitação da população. Minha sobrinha também colocava isso, que eu tenho duas responsabilidades. Ser gestora da saúde e a corresponder a expectativa da população, mas eu sou de Umarizal, sou simples e sou humilde e tenho experiência de base e sempre me relacionei muito bem com a população. Também me considero uma profissional muito dedicada. Minha profissão fala mais alto que qualquer som. As pessoas podem até dizer, mas você só ficou um ano e cinco meses na secretaria com toda essa determinação? Mas foi exatamente por isso que eu não fiquei. Porque eu vi que não ia ter espaço para fazer serviço social, saúde humanizada que é o que mais quero. Eu já coloquei para Mano que nós vamos fazer um trabalho em conjunto, somando todas as forças e unindo as nossas mãos. Não quero fazer um trabalho de saúde isolado. Eu quero fazer um trabalho de relação com as outras secretarias, pois eu acho que ninguém faz educação sem saúde, ninguém faz saúde sem educação. Se todo gestor tivesse essa visão, faríamos um bom trabalho.


Uzl em Fotos: Hoje uma das maiores críticas da população é com relação ao atendimento no Centro de Saúde e em outras unidades. O trabalho de humanização que a senhora pretende realizar passar por uma melhoria desse atendimento?
Luzinete: Com certeza, tanto é que eu já coloquei que vou sair um pouco da secretaria, não nasci pra ficar atrás de birô e eu vou ser uma das pessoas que vou puxar a solução dessa situação. Vamos fazer a união dos funcionários e vamos trabalhar em conjunto. Eu conheço a realidade do centro de saúde, pois já passei por lá duas vezes e nós temos mesmo que trabalhar toda equipe e eu diria ainda mais, um pouco além, dos outros servidores juntamente com nossos colegas assistentes sociais. Todos os servidores da saúde precisam estar conscientes que educação e saúde é responsabilidade de toda equipe desde o vigia até a pessoa que estar lá no arquivo, que recebe a população precisam ser trabalhadas.

Uzl em Fotos: Você acredita que dentro de 4 anos vai poder realizar um bom trabalho e de fato mudar essa situação que se encontra hoje a saúde de Umarizal?
Luzinete: Nosso propósito é melhor a qualidade não só da saúde de Umarizal, mas também a qualidade de vida da população.

BRG: O que a população pode esperar da nossa secretária Luzinete Freitas?
Luzinete: Bom, eu tenho sido muito bem aceita. Então já estou com essa preocupação, de da a resposta no que concerne as necessidades e anseios da povo. Eu não tive ainda um contato coletivo com a população, mas essa é uma das minhas metas. Não quero administrar só com minha equipe, só com os gestores da saúde.  Eu quero fazer uma administração com a participação da população. Quero fazer ações com a população. Não adianta eu dizer vamos construir um campo de futebol se eu tiver precisando de uma Unidade de Saúde. Então eu vou fugir daqui, vou pro campo e vou ouvir a população pra não cometer esse erro de deixar de defender aos anseios e as necessidades e a expectativa que estão tendo da minha gestão.

0 comentários:

Postar um comentário