Subscribe:

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Trabalho de "resgate" de alunos é realizado em creches de Umarizal

A Coordenadora Geral das Creches do município de Umarizal, Maria das Dores (Foto à esquerda) está realizando um trabalho de “resgate” de alunos que não renovaram as matrículas na Creche Ambrosina de Alencar no bairro Rua Nova. Durante as visitas de rotinas nas unidades do município, ela constatou o problema na escola e decidiu realizar uma ação para evitar a evasão.  Através de visitas na casa dos pais dos alunos, a coordenadora busca saber o motivo do afastamento e também convencer a família a renovar a matrícula na escola.

Temos hoje cerca de 30 alunos que vamos tentar resgatar. Nossa meta é fazer com que, ao menos, o número de alunos do ano passado não caia esse ano. Em 2012 tivemos numa faixa de mais de 60 e esse ano queremos manter”, Explicou a coordenadora que vem realizando as visitas.

De acordo com Maria das Dores, os motivos para que os pais não voltem a renovar na creche são os mais diversos. “Alguns dizem que é porque já tem um irmão em outra escola e ai muda”. A coordenadora esclarece que muitas vezes com essa atitude, os pais acabam colocando seus filhos em uma escola que não é a adequada para sua faixa etária. “Sabemos que todas são escolas do município,  mas às vezes pela faixa etária da criança ela é pra estar numa creche”.


 Maria das Dores destaca também que é importante a creche manter o número de alunos, pois ela está inserida no PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola, que tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica. “O recurso é repassado uma vez por ano e seu valor é calculado com base no número de alunos matriculados na escola”.


Alcançar a meta de alunos matriculados na creche foi uma das cobranças do prefeito Mano e da Secretária de Educação, Filomena Martins. De acordo com os gestores, o programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.


O dinheiro destina-se à aquisição de material permanente, manutenção, conservação e pequenos reparos da unidade escolar, aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola e muito mais. Então é muito importante realizarmos esse trabalho e mostra a preocupação do prefeito com a qualidade da educação do município”, destaca Maria das Dores.


A coordenadora repassa ainda que o mesmo trabalho de visita e resgate de alunos vem sendo realizado nas unidades do Bairro Caraíbas e da Inspectoria pelos seus responsáveis respectivos responsáveis.


Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura Municipal de Umarizal

0 comentários:

Postar um comentário