Subscribe:

terça-feira, 14 de maio de 2013

[Olho D'água do Borges] Diferencial de gestão: o atendimento fonoaudiológico à população

A prefeitura do Olho D´água oferece à comunidade diversos serviços qualificados e especializados, na área de saúde. Um dos que merecem destaque, é o atendimento fonoaudiológico, que é prestado quinzenalmente, às quintas, no CRAS, das 8h às 12h e das 14h às 17h.


A Drª Edinete Alves, Fonoaudióloga, responsável pelo atendimento à população, destaca a importância do serviço: “Há mais de quatro anos acompanhamos, orientamos e tratamos toda a demanda do município e, nesse tempo, é visível o resultado do trabalho desenvolvido. Nesse sentido, o trabalho contínuo, desenvolvido com o suporte da boa estrutura disponibilizada pela prefeitura, permite que a maior parte dos casos que nos chega possa ter um desfecho satisfatório para os pacientes”, explica.


Por tratar-se de algo que foge às obrigações do município, o serviço ofertado, que visa ampliar a qualidade de vida da população em todas as suas faixas etárias, possibilita elevar, dentre outras coisas, a autoestima das pessoas, como lembra Drª Edinete: “nosso trabalho - que engloba ações de proteção, recuperação da saúde por meio da linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, audição, equilíbrio, sistema miofuncional orofacial, cervical e deglutição -, ele tem um alcance fantástico porque é capaz de impactar fortemente na autoestima das pessoas, já que ajuda a corrigir aspectos que contribuem para a prática de bullying, entre as crianças, por exemplo”, finaliza.

Dentre as ações desenvolvidas pela Drª Edinete, estão: orientar professores e outros profissionais de escolas, creches, acolher, apoiar e orientar as famílias, principalmente no momento de diagnóstico, para atuação em situações oriundas da deficiência ou incapacidade, desenvolver as habilidades auditivas e fazer diagnósticos precoces da deficiência auditiva, desenvolver a reabilitação, priorizando atendimentos coletivos, especialmente de usuários com alterações de comunicação, mastigação, deglutição, decorrentes de doenças ou do envelhecimento.

As pessoas que enquadrarem-se nas situações acima descritas, e que estiverem interessadas em obter diagnóstico de caso, podem procurar a Secretaria Municipal da Saúde – SMS para agendar consulta.


Serviço:

O quê? Atendimento especializado em Fonoaudiologia, com a Drª Edinete Alves;

Quando? Quinzenalmente, às quintas;

Onde? No CRAS, em frente ao campo de futebol;

A que horas? Das 8h às 12 e das 14h às 17h;

Como? Agendamento prévio, na SMS;

0 comentários:

Postar um comentário