Subscribe:

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Prefeito Mano participa de debate dos direitos de comunidades do Rio Apodi-Mossoró

Na última sexta-feira (26), a Diaconia esteve presente na 3ª reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, no Rio Grande do Norte.  O evento, que teve como representantes da instituição o coordenador da Unidade Territorial do Oeste Potiguar, Leonardo Freitas, e o assessor político pedagógico Igor Arruda, o prefeito Mano de Umarizal na companhia do secretário de agricultura Eliete Bezerra, os prefeitos Ciro (Itaú) e Fláviano  (Apodi), aconteceu no município de Luiz Gomes (RN), cidade da nascente do rio que é o segundo maior no Estado, com cerca de 210 km de extensão.

Durante o encontro, a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos apresentou o projeto de uma barragem de grande porte a ser construída na região, que possui área de atuação da Diaconia. Ao todo, devem ser atingidas cerca de 530 famílias, que provavelmente serão retiradas de suas casas e comunidades.


Junto aos agricultores de Umarizal e Caraúbas, os representantes da entidade deixaram claro que estarão acompanhando o processo e que não pactuarão com obras, ações e atividades que possam violar os direitos das populações. A Diaconia também apresentou denúncia acerca de outra barragem, construída pelo Governo Federal no Rio Umari (situado em Umarizal) em dezembro de 2012, e que apresenta avarias na estrutura, riscos de rompimento e mudanças no curso do rio.

“Como toda grande obra, a construção desta barragem gerará impactos. A previsão é que eles sejam diretos na vida dessas famílias que têm a sua identidade ali construída, com possibilidades de desapropriação. Havendo resistência dessas famílias, elas precisam ter esses direitos garantidos, e, caso isto aconteça de fato, estaremos intervindo e nos colocando sempre ao lado da população”, afirmou o coordenador Leonardo Freitas.  Foi deliberada a visita de um engenheiro civil às obras e o acionamento do Ministério Público Federal, caso o projeto não atenda às exigências legais.


A Diaconia também propôs a transferência da próxima reunião, marcada para o dia 27 de setembro, do município de Pau dos Ferros para Apodi, a fim de acrescentar nas discussões o Projeto de Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi, encabeçado pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS): “A proposta é transformar essa reunião em audiência pública, para debater a situação dos reservatórios de água, e também este projeto do DNOCS, que está gerando muitos conflitos e violação de direitos”, finalizou Leonardo.








Fonte: Diaconia
Texto:
Por Fernanda Reis*, com edição de Carlos Henrique Silva**

0 comentários:

Postar um comentário