Os mais de 92 milhões de consumidores que pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados devem desembolsar, em média, R$ 196 com as lembranças, aponta estudo realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil.
Com o movimento, a
expectativa é que a data injete cerca de R$ 18,06 bilhões na economia, valor
próximo ao de 2021. Roupas (37%), perfumes, cosméticos e maquiagens (34%) e
calçados (23%) lideram o ranking dos itens mais procurados.
A pesquisa mostra também
que 34% planejam gastar mais neste ano do que no ano passado, sendo os
principais motivos: compra de um presente melhor (64%), aumento no preço dos
produtos (40%) e melhora de salário (30%).
Enquanto 31% pretendem
gastar o mesmo valor, 18% devem gastar menos, sendo as principais razões:
economizar (53%), situação financeira difícil (50%) e inflação e instabilidade
econômica (25%).
O marido ou a mulher
serão os mais presenteados (61%), enquanto 31% planejam comprar itens para o
namorado ou a namorada. Entre os que não vão comprar presentes, 55% não têm
namorado(a), noivo(a) nem cônjuge, 10% vão priorizar o pagamento de dívidas e
10% não gostam ou não têm o costume de comemorar a data.
De acordo com o
levantamento, 56% dos consumidores garantem que devem comprar um único
presente, enquanto 31% afirmam que vão adquirir dois itens, sendo a média de
1,5 presente.
R7
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